FACULDADE EM

Gestão da Tecnologia da Informação

Você aprende as melhores práticas de governança e gestão de serviços da TI, gestão de projetos e segurança da informação, sourcing e computação na nuvem, administração de redes Cisco, administração de sistemas e de bancos de dados. Trata-se de uma graduação orientada ao mercado e com uma ampla gama de certificações profissionais, além de reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC.

PRÓXIMA TURMA

25/01/2021

DIAS DA SEMANA

Segunda a Sexta

HORÁRIO

20h30 às 22h00

DISCIPLINAS E COMPETÊNCIAS

Projeto de Bloco: Arquitetura e Infraestrutura Microsoft

  • Explicar os principais conceitos referentes à arquitetura e infraestrutura Microsoft, tanto baseada na nuvem quanto on-premises.
  • Entender casos de implantações de soluções em cenários em nuvem, on-premises e em nuvem híbrida.
  • Planejar uma solução baseada na arquitetura MIcrosoft.
  • Implementar uma solução baseada na arquitetura Microsoft.
  • Documentar e justificar as escolhas feitas para a solução, garantindo o atendimento aos requisitos de funcionalidades, disponibilidade, continuidade do negócio e segurança.

 

Infraestrutura Microsoft on-premises: Introdução

  • Compreender os conceitos de sistemas operacionais
  • Compreender a administração de servidores Windows Server
  • Compreender a identidade e o serviço de diretório no Windows Server
  • Compreender serviços principais de rede no Windows Server
  • Compreender serviços de armazenamento no Windows Server
  • Compreender a virtualização com Hyper-V e containers no Windows Server

 

Infraestrutura Microsoft em Nuvem: Introdução

  • Compreender os conceitos de virtualização
  • Compreender os conceitos de nuvem
  • Compreender os serviços principais da nuvem
  • Compreender a segurança da nuvem
  • Compreender a precificação e o suporte da nuvem

 

Infraestrutura Microsoft on-premises: Administração

  • Compreender e administrar a alta disponibilidade e a continuidade de negócios no Windows Server
  • Compreender e administrar a segurança no Windows Server
  • Compreender e administrar os serviços de acesso remoto e da Web no Windows Server
  • Compreender e administrar o desempenho, a monitoração e a atualização do Windows Server

 

Infraestrutura Microsoft em Nuvem: Administração

  • Administrar identidade e governança da nuvem do Azure
  • Administrar recursos de redes virtuais em nuvem do Azure
  • Administrar o armazenamento em nuvem do Azure
  • Administrar recursos de computação em nuvem do Azure
  • Administrar a proteção de dados e a monitoração da nuvem do Azure

 

Certificações do Bloco:

O bloco se utiliza majoritariamente de conteúdos oficiais e direciona para a preparação de certificações oficiais da Microsoft. Estas certificações estão em fase de grande revisão, podendo haver alterações. O bloco focaliza, no momento, no exame de certificação Microsoft Azure Fundamentals AZ-900 e no exame Microsoft Azure Administrator AZ-104, que concede a certificação Microsoft Azure Administrator, além de ter o treinamento oficial MOC WS-011T00 Windows Server 2019 Administration, lançado pela Microsoft em Setembro de 2020 mas ainda sem certificação associada.



Projeto de Bloco: Infraestrutura Lógica de Redes

  • Analisar casos de projetos lógicos de rede
  • Projetar e implementar projetos de rede local atendendo a diferentes contextos de negócio
  • Projetar e configurar uma rede escalável e especificar os equipamentos a serem utilizados
  • Entender e descrever as operações necessárias para Troubleshooting em redes IP
  • Documentar e apresentar um projeto de redes locais

 

Introdução às Redes

  • Compreender os conceitos fundamentais das redes de computadores e suas habilidade práticas
  • Conhecer os dispositivos de rede e suas funções, e esquemas de endereçamento de rede
  • Conhecer os dois principais modelos em camadas OSI e TCP/IP utilizados para planejar e implementar redes
  • Projetar uma rede local pequena, implementando esquemas de endereçamento IP

 

Conceitos Essenciais de Roteamento e Switching

  • Compreender a arquitetura, os componentes e as operações de roteadores e switches em uma rede.
  • Projetar uma pequena rede local usando protocolos de roteamento e conceitos de redes virtuais – VLANs
  • Compreender os conceitos de lista de controle de acesso (ACLs), DHCP e DNS e implementá-los em uma rede local
  • Compreender os conceitos de tradução de nomes (NAT) e implementá-los em uma rede local

 

Dimensionamento de Redes

  • Configurar uma rede escalável e escolha de equipamentos
  • Configurar e solucionar problemas de operações de Spanning Tree e VTP
  • Descrever as operações e os benefícios da agregação e redundância de links
  • Configurar e solucionar problemas de operações básicas dos roteadores em uma rede roteada complexa para IPv4 e IPv6.

 

Conectando Redes

  • Configurar e solucionar problemas de tecnologias WAN e seus benefícios
  • Configurar e solucionar problemas de segurança e ACLs
  • Descrever as redes em evolução incluindo QoS, nuvem, virtualização, SDN e a Internet das Coisas
  • Entender e descrever as operações necessárias para Troubleshooting em redes IP

Projeto de Bloco: Gestão de Pessoas, Processos e Serviços da TI

  • Reconhecer de forma ampla os desafios da gestão da infraestrutura de tecnologia das informações nas organizações.
  • Analisar casos de problemas de gestão de tecnologia da informação nas organizações.
  • Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
  • Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
  • Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
  • Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.

 

Fundamentos do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia

  • Compreender os fundamentos do gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia: qualidade, processos, indicadores de desempenho e metas.
  • Criar POPs e fluxos padrão de processos.
  • Criar gráficos de gestão à vista.
  • Criar e apurar indicadores de desempenho para diferentes áreas, atividades e pessoas de uma organização.
  • Criticar POPs, fluxos, gráficos e o gerenciamento da rotina como um todo em diferentes organizações.

 

Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI (ITIL Foundations)

  • Identificar os fundamentos do gerenciamento de serviços de TI.
  • Explicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
  • Aplicar os macroprocessos de Estratégia do Serviço, Desenho de Serviços, Transição de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua do Serviço.
  • Analisar a prática do gerenciamento de serviços de TI em diferentes organizações e contextos à luz dos processos e conceitos do ITIL.
  • Analisar de forma contextualizada a adoção de ferramentas de suporte ao Itil nas suas várias dimensões.

 

Gestão de Processos BPM CBOK

  • Identificar os fundamentos do gerenciamento por processos.
  • Explicar o ciclo de vida do gerenciamento de processos.
  • Aplicar o gerenciamento, a modelagem, a análise, o desenho, o desempenho e a transformação de processos de negócio, bem como a sua organização e gestão corporativa.
  • Discutir a interação entre as tecnologias da informação e o BPM (Ferramentas de Modelagem e BPMS).

 

Gerenciamento de Pessoas em TI

  • Explicar as principais questões da gestão de pessoas dentro das organizações.
  • Propor estratégias de autodesenvolvimento profissional.
  • Examinar situações envolvendo as melhores práticas da gestão de pessoas de acordo com o Gallup.
  • Analisar e vivenciar situações práticas de situações de gestão de pessoas.

Projeto em Gestão de Projetos e Programas de Segurança da Informação

  • Analisar casos de problemas de segurança da informação de organizações.
  • Fazer análises de causa e propostas de contramedidas e planos de ação para correção das não conformidades de segurança da informação detectados.
  • Portar-se de forma profissional com clientes no papel de consultor, com especial preocupação em relação à contextualização e compreensão das necessidades do cliente, cordialidade, expressão oral e escrita, apresentação de trabalhos e textos, apresentação pessoal e exercício ético da atividade.
  • Elaborar um Programa de Política de Segurança da Informação e Plano de Gerenciamento de Projetos para a sua implementação para um cliente real.

 

Segurança da Informação

  • Explicar a importância e os principais conceitos relacionados à segurança da informação.
  • Explicar a importância e os principais aspectos das normas ISO 27.001 e 27.002.
  • Avaliar o estágio atual da segurança da informação em diferentes organizações.
  • Explicar as questões legais relacionadas à segurança da informação.
  • Elaborar estratégias para o gerenciamento de risco de informação e conformidade.

 

Início e Planejamento de Projetos

  • Compreender a teoria sobre o início e o planejamento de projetos de acordo com o PMBOK.
  • Iniciar projetos.
  • Planejar projetos.

 

Programa e Política de Segurança de Informação

  • Explicar em profundidade a importância e as diversas naturezas de medidas de segurança da informação.
  • Desenvolver programas de segurança da informação alinhados a diferentes organizações e contextos.
  • Garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, por meio da aplicação de princípios de segurança da informação.
  • Planejar a implantação de programas de segurança da informação.
  • Analisar criticamente programas de segurança e estratégias de gestão de incidentes.

 

Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento de Projetos

  • Compreender a teoria sobre a execução, o monitoramento, o controle e o encerramento de projetos de acordo com o PMBOK.
  • Executar projetos.
  • Monitorar projetos.
  • Controlar projetos.
  • Encerrar projetos.

Projeto de Bloco: Infraestrutura de Aplicações

  • Propor soluções de arquitetura de infraestrutura para aplicações de acordo com o cenário
  • Utilizar ferramentas de automação de instalação de aplicações
  • Documentar um projeto de infraestrutura para aplicações
  • Levantar requisitos para um projeto de infraestrutura para aplicações
  • Elaborar uma solução de infraestrutura para aplicações com base em requisitos

 

Virtualização de Desktop e Aplicações

  • Explicar os fundamentos da virtualização de desktop e de aplicações
  • Implementar soluções de virtualização de aplicações
  • Implementar soluções de virtualização de desktop
  • Implementar soluções de virtualização de desktop e aplicações via Internet

 

Fundamentos da Arquitetura de Infraestrutura de Aplicações

  • Entender os fundamentos da arquitetura de infraestrutura
  • Entender os desafios da implantação e manutenção de aplicações e os benefícios da virtualização
  • Implementar a virtualização de servidores
  • Implementar virtualização de servidores via containers de aplicações

 

Implantação de Infraestrutura em Nuvem Pública

  • Descrever arquiteturas de soluções de nuvem pública
  • Comparar arquiteturas de infraestrutura de nuvem pública com outras arquiteturas de infraestrutura
  • Gerenciar segurança em um ambiente de nuvem pública
  • Inserir e extrair dados de uma solução de nuvem pública
  • Selecionar os serviços apropriados de nuvem pública com base em requisitos
  • Identificar as melhores práticas de arquitetura e operações em uma nuvem pública

 

Implantação de Infraestrutura em Nuvem Privada

  • Descrever o Openstack e arquiteturas de soluções com nuvens privadas
  • Comparar arquiteturas de infraestrutura Openstack com outras arquiteturas de infraestrutura
  • Implementar infraestruturas aplicações simples para aplicações no Openstack
  • Implementar infraestruturas avançadas para aplicações com o Openstack

Projeto de Bloco: Administração de Banco de Dados com Oracle Database

  • Levantar requisitos necessários à elaboração do Modelo Conceitual e definir o escopo da solução a ser desenvolvida
  • Elaborar os Modelos Conceitual e Lógico
  • Derivar um Projeto Físico e implementá-lo com o usuário adequado
  • Realizar manutenção em Tablespaces
  • Atualizar estatísticas de tabelas e verificar o volume de espaço utilizado
  • Auditar Dados
  • Monitorar Utilização de Área de Undo e de Índices
  • Montar cenários envolvendo Backup e Recuperação

 

Administração de Banco de Dados Oracle: Introdução

  • Compreender os fundamentos de sistemas operacionais e de arquitetura de redes de computadores
  • Conhecer o histórico do sistema operacional Unix e seus derivados, além de compreender sua terminologia básica
  • Interagir com Sistema Operacional Linux gerenciando arquivos
  • Interagir com Sistema Operacional Linux gerenciando permissões e monitorando processos
  • Gerenciar serviços (DNS, DHCP, Mail, FTP, etc.) do Linux
  • Compreender as funcionalidades e características principais de um SGBD e Oracle Database 12c, em particular
  • Compreender a arquitetura e as estruturas físicas e lógicas do Oracle Database 12c
  • Elaborar blocos de comandos (shell scripts) de moderada complexidade
  • Instalar e criar bases de dados no Oracle Database 12c, tanto de forma gráfica, quanto silenciosa

 

Modelagem de Dados Relacional e Oracle SQL

  • Compreender as Etapas da Construção de um Modelo Relacional
  • Analisar expressões de Álgebra Relacional
  • Criar e gerenciar tabelas e restrições
  • Elaborar seleções, projeções, uniões e junções e com SQL
  • Manipular dados: adicionar, remover e atualizar dados com controle de transação
  • Compreender e utilizar diferentes tipos de dados no Oracle Database 12c
  • Utilizar funções de agregação
  • Aplicar visões e subconsultas, sabendo identificar cenários onde suas utilizações seriam adequadas
  • Utilizar o SQL para tarefas simples de administração do banco de dados

Administração de Banco de Dados Oracle: Avançado

  • Configurar a arquitetura de rede Oracle Net no servidor e no cliente
  • Planejar e implementar segurança e auditoria em um banco de dados
  • Compreender a diferença entre áreas de Undo e de Redo
  • Manter e gerenciar a performance do Oracle Database 12c
  • Planejar e gerenciar o backup e a recuperação de dados no Oracle Database 12c
  • Usar advisors para otimizar e controlar recursos no Oracle Database 12c
  • Gerenciar o espaço e o storage no Oracle Database 12c
  • Mover e carregar dados utilizando a infraestrutura de grid e ferramentas de movimentação de dados no Oracle Database 12c
  • Gerenciar recursos com Database Resource Manager

 

SQL e Oracle PL/SQL

  • Elaborar consultas analíticas com SQL
  • Elaborar consultas hierárquicas com SQL
  • Compreender e aplicar os fundamentos da lógica de programação em diferentes situações
  • Compreender e utilizar diferentes tipos de cursores em PL/SQL
  • Acrescentar tratamento de erros em blocos PL/SQL
  • Dominar o conceito e saber quando utilizar corretamente os gatilhos (triggers)
  • Elaborar soluções de programação utilizando packages
  • Utilizar SQL e PL/SQL para tarefas de administração do banco de dados
  • Gerenciar Dependências entre Objetos

Sobre a graduação

Graduação. Habilita para o exercício profissional como gestor da TI e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

Autorizado pela Portaria 306 de 09/07/2013, publicada no diário oficial no dia 10/07/2013, para a modalidade EAD.

Habilita para o exercício profissional como gestor da TI e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

Ajuda na preparação para as certificações: CBPP, Exin, ITIL, PMI CAPM/PMP, Linux LPIC-1, Oracle, VMware, Microsoft MCSA e Cisco CCNA.

Para um bom desempenho na utilização dos softwares utilizados no curso, é necessário que você possua um computador com CPU Intel i5 ou superior, com pelo menos 8 gigabytes de memória, 500 gigabytes livres de espaço em disco e possibilidade de executar o Windows em ambiente virtualizado.

Gerente de TI, Supervisor de TI, Gerente de Suporte, Supervisor de Suporte, Administrador de Redes, Analista de TI, Analista de Segurança, Especialista em TI.

única

Aula todos os dias

A única diferença é que você não precisa sair de casa: as aulas são interativas, com participação dos alunos por áudio e vídeo, todos os dias. É como uma graduação presencial, mas flexível.

Alta empregabilidade

O programa é planejado para cobrir as plataformas mais demandadas pelas empresas, oferecendo máxima empregabilidade. Alunos e egressos são disputados pelo mercado.

Nota máxima pelo mec

A graduação em Gestão da Tecnologia da Informação é avaliada com nota máxima pelo MEC, assim como a instituição como um todo também é avaliada com nota máxima para o ensino remoto.

Certificações

Ajuda na preparação para as certificações: CBPP, Exin, ITIL, PMI CAPM/PMP, Linux LPIC-1, Oracle, VMware, Microsoft MCSA e Cisco CCNA.

Portfolio de Projetos

O aprendizado é construído ao redor de seis grandes projetos que o aluno desenvolve. Montando um portfolio de projetos práticos, você enfrenta desafios iguais aos do mercado de trabalho.

Networking para vida

Colegas de alto nível que proporcionam um networking relevante para toda a vida, potencializado pela comunidade online, recheada de ofertas de emprego e novidades da área.

PARCERIAS

MICROSOFT
ITIL
EXIN
LINUX
VMWARE
ABMP
CISCO
PMI
ORACLE
AWS

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Certificações

Ajuda na preparação para as certificações: CBPP*, Exin*, ITIL*, PMI CAPM/PMP*, Linux LPIC-1*, Oracle*, VMware*, Microsoft MCSA* e Cisco CCNA*.

Certificações são reconhecimentos válidos internacionalmente que aumentam a mobilidade profissional e valorizam significativamente o currículo.

* ou similares que venham a substituí-los. O custo dos exames não está incluído nas mensalidades e eles podem ser feitos em centros oficiais existentes em muitas cidades do Brasil.

Metodologia pbl

project based learning

desenvolvimento

O aluno aprende desenvolvendo projetos. Ao invés de ensinarmos aos alunos um monte de teoria, e de vez em quando aplicar uma fração dela em exercícios, fazemos o oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem. As disciplinas de cada bloco trabalham os conceitos e ferramentas que os alunos precisam para superar cada desafio.

Cada bloco de seis meses possui um grande projeto, com desafios iguais aos que o aluno encontrará no mercado de trabalho, que substitui as provas tradicionais. Mais prática, menos teoria, desde o primeiro dia de aula. Durante a graduação, o aluno desenvolve projetos como o diagnóstico de processos da área de TI, um projeto de data center com virtualização, projetos de redes complexas, um diagnóstico de segurança corporativa e outros.

MATRIZ CURRICULAR

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ENSINO
REMOTO DO INSTITUTO INFNET

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

Aulas ao vivo
Não são videoaulas gravadas, são aulas de verdade todos os dias. Você interage em uma turma de verdade, com áudio e vídeo, igual a uma sala de aula presencial.

Flexibilidade
Todas as aulas são ao vivo, mas você pode assisti-las em outros horários se preferir. As aulas ficam gravadas e disponíveis para você.

Comunidade online
Você participa de uma comunidade online com seus colegas e também milhares de alunos e professores do Infnet, parecida com um Facebook. Você acessa para tirar dúvidas, encontrar oportunidades, fazer amizades e muito mais.

Foco em tecnologia
O Instituto Infnet ensina tecnologia há mais de 25 anos. Nossa expertise é a computação. Ministramos o primeiro curso de Java do Brasil, em 1997. Até hoje, já foram mais de 20 mil alunos formados. 

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.
Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

É trocar as tradicionais grades centradas em conteúdos por um método focado nas competências necessárias para o aluno exercer sua profissão. O curso passa a ser orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências, usando para isso conteúdos e exercícios mais adequados, sejam textos, vídeos, debates, projetos, casos ou outros. 

No ensino por competências, o curso torna-se mais alinhado ao mercado de trabalho, ensinando o que os empregadores exigem. Além disso, para aprovar o aluno, busca verificar se ele é capaz de demonstrar as competências previstas, em vez de simplesmente fazer uma prova teórica.

Todas as aulas são com professores, e não com monitores. É igual a um curso presencial, apenas é realizado de forma remota. Você vai poder tirar dúvidas fazendo perguntas durante as aulas ou na comunidade de alunos.

Não, você pode assistir no horário que quiser. Mas é muito importante que você dedique tempo ao curso. Para não ficar para trás, você deve assistir todas as aulas, de preferência diariamente. Sempre que possível, assista ao vivo para poder interagir e tirar suas dúvidas com o professor.

De 15 a 20 horas por semana, considerando aulas, projetos e estudo individual. A graduação na modalidade Live exige tanta dedicação quanto uma graduação presencial, sendo apenas mais flexível e não mais fácil.

Conforme a legislação vigente, diplomas de graduação Live são iguais aos diplomas de graduações presenciais. A titulação é exatamente a mesma. A única diferença está no número da portaria do curso, que aparece no verso do diploma. Em todos os casos, no verso do diploma, há uma indicação da portaria do MEC de autorização e reconhecimento do curso. Os cursos presenciais ou a distância possuem portarias diferentes. Então, no verso do diploma do aluno do presencial, o número da portaria é um, enquanto que, no verso do diploma da modalidade a distância, o número da portaria é outro.

Sim, o programa de um curso de graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências, estrutura e regras podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Em nossa comunidade online de alunos. Todos os dias, os alunos trocam ideias, conversam, fazem amizades, compartilham oportunidades de emprego, tiram dúvidas dos colegas e muito mais. É muito mais animado do que o corredor de uma faculdade e você vai terminar a graduação com um forte networking profissional.