FACULDADE EM

Jogos Digitais

Desenvolva jogos de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, educativos entre outros gêneros, dominando as plataformas e ferramentas usadas neste mercado. Trabalhe tanto no desenvolvimento quanto na gestão de projetos de jogos, em equipe ou isoladamente, desde a criação de roteiros e modelagem de personagens e até a interação com bancos de dados. Você poderá atuar como autônomo, empreendedor ou em empresas produtoras de jogos digitais. Graduação reconhecida com nota máxima (5) pelo MEC.

PRÓXIMA TURMA

25/01/2021

DIAS DA SEMANA

Segunda a Sexta

HORÁRIO

20h30 às 22h00

DISCIPLINAS E COMPETÊNCIAS

Projeto de Bloco: Adventure Games e Narrativas Interativas

  • Analisar, comparar e criticar diferentes jogos adventure sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
  • Planejar a construção de um adventure game
  • Desenvolver um adventure game
  • Finalizar um adventure game
  • Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto

 

Fundamentos do Adventure Game Design

  • Descrever o que é game design no contexto de um adventure game
  • Explicar a mecânica de um adventure game
  • Reproduzir um adventure game gráfico simples

 

Narrativa Interativa de Adventure Games

  • Analisar a importância da narrativa no gênero adventure
  • Explicar a diferença entre narrativa tradicional e interativa
  • Descrever as principais técnicas de construção de histórias interativas
  • Criar narrativas interativas com múltiplos ramos de decisão

 

Composição de Adventure Games

  • Descrever a estrutura de adventures gráficos 2D
  • Descrever os recursos de um game engine para adventures gráficos 2D
  • Implementar um adventure gráfico 2D
  • Implementar recursos avançados em um adventure gráfico 2D

 

Desenvolvimento de Narrativas Interativas

  • Compreender o papel do design de narrativa, suas principais ferramentas, técnicas e documentações
  • Compreender a natureza das narrativas ramificadas e conhecer suas topologias
  • Conceber diálogos ramificados
  • Implementar o design de narrativa para o projeto de um jogo

Projeto de Bloco: Jogos Casuais para Mobile

  • Analisar, comparar e criticar diferentes jogos casuais sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
  • Planejar a construção de um jogo casual para mobile
  • Desenvolver um jogo casual para mobile
  • Publicar um jogo casual para mobile
  • Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto

 

Fundamentos do Game Design de Jogos Casuais

  • Compreender os fundamentos do design de jogos casuais
  • Projetar jogos casuais de ação utilizando prototipagem
  • Criar jogos simples com a game engine Construct 2
  • Implementar uma mecânica de jogo casual no game engine Construct 2

 

Processo Criativo para o Design de Jogos

  • Compreender os fundamentos da criatividade
  • Utilizar técnicas de criatividade
  • Avaliar mecânicas de jogos quanto ao engajamento
  • Criar mecânicas de jogos inovadoras

 

Composição de Jogos Casuais

  • Aplicar a teoria de balanceamento em jogos casuais
  • Aplicar a teoria de level design em jogos casuais
  • Criar camadas de gameplay em um jogo casual para mobile
  • Refinar a mecânica e o engajamento em um jogo casual para mobile
  • Publicar um jogo para mobile em uma loja online

 

Empreendedorismo e Monetização em Jogos Digitais

  • Analisar casos de sucesso e fracasso em empreendedorismo e de empreendedores em jogos digitais
  • Compreender o que é estratégia de negócios
  • Elaborar modelos de negócio
  • Compreender os aspectos jurídicos do empreendedorismo e das políticas de fomento
  • Refinar modelos de negócios com análise financeira

Projeto de Bloco: Jogos MMORPG

  • Analisar projetos de jogos MMORPG sob os aspectos do game design, enfatizando em especial: o lado role play, características do multiplayer
  • Discutir as questões do preconceito racial, dos direitos humanos, da mulher, da sustentabilidade ambiental no universo de jogos
  • Construir o GDD do projeto de um MMORPG
  • Implementar universos, personagens jogáveis e personagens não jogáveis em um MMORPG
  • Finalizar um MMORPG

 

Fundamentos do Game Design de Jogos MMORPG

  • Conceituar um jogo MMORPG
  • Conceituar personagens, universos e personagens não jogáveis
  • Prototipar um RPG
  • Prototipar um RPG

 

Desenvolvimento de Mundos e Mitologias: Arte e Redação

  • Analisar universos e mitologias presentes em jogos digitais pelos aspectos de linguagem visual e literária e pelo seu processo criativo.
  • Criar universos para jogos digitais.
  • Utilizar ferramentas digitais de concepção artística.
  • Criar ilustrações conceituais de universos para tilemaps

 

Composição de Jogos MMORPG

  • Explicar as principais características do game design de um jogo multiplayer
  • Conceber o design de interface em jogos
  • Implementar o game design em um jogo multiplayer

 

Desenvolvimento de Personagens: Arte e Redação

  • Desenvolver o conceito de personagens e suas personas através de character sheets
  • Utilizar princípios de anatomia para ilustração de personagens.
  • Criar esboços conceituais para personagens e objetos com model sheets.
  • Criar assets representativos de personagens e objetos para game engines.

Projeto de Bloco: Jogos Sérios

  • Analisar jogos sérios sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
  • Aplicar as técnicas do Design Thinking ao Design de um jogo sério
  • Prototipar e aprimorar um jogo sério
  • Organizar detalhadamente o GDD de um jogo sério

 

Fundamentos do Design de Jogos Sérios

  • Compreender os fenômenos envolvidos na metodologia de trabalho do designer
  • Identificar oportunidades de uso de métodos do Design Thinking para o desenvolvimento de jogos
  • Conhecer as principais ferramentas do Design Thinking
  • Redesenhar jogos utilizando ferramentas do design thinking

 

Fundamentos do Design Thinking em jogos

  • Compreender os fundamentos do design de jogos sérios e sua aplicação na sociedade
  • Avaliar mecânicas de jogos sérios quanto ao engajamento
  • Aplicar a teoria de level design e balanceamento em jogos sérios
  • Elaborar o design de um jogo sério

 

Técnicas de Imersão, Cocriação e Ética Profissional no Design de Jogos Sérios

  • Reconhecer os fundamentos da ética profissional
  • Relacionar condutas profissionais em design de jogos a escolhas éticas
  • Utilizar os princípios da acessibilidade em projetos de design de jogos.
  • Relacionar a responsabilidade profissional e social do design de jogos em relação à questão racial, ambiental e dos direitos humanos.
  • Relacionar-se profissionalmente com cliente

 

Prototipação e Teste de Resultado no Design de Jogos Sérios

  • Analisar a viabilidade de ideias no design de um jogo
  • Prototipar ideias no design de um jogo
  • Utilizar ferramentas de pesquisa para testar protótipos
  • Testar o jogo e melhorar design do jogo

Projeto de Bloco: Advergames

  • Produzir um Advergame
  • Planejar e Documentar o Desenvolvimento de um Advergame
  • Desenvolver e testar um Advergame

 

Fundamentos do Game Design de Advergames

  • Compreender os fundamentos do game design de advergames
  • Compreender o game design de ARGs
  • Elaborar o game design de um advergame
  • Construir um advergame simples utilizando Unity

 

Fundamentos de Marketing e Comunicação Publicitária

  • Compreender os fundamentos da comunicação publicitária
  • Interpretar estratégias e briefings publicitários para o design de um advergame
  • Compreender os fundamentos do marketing digital
  • Utilizar meios de comunicação digital

 

Design de advergames

  • Detalhar o design de um advergame
  • Refinar a mecânica e o engajamento em um advergame de acordo com seus objetivos publicitários
  • Implementar In Game Marketing
  • Finalizar um advergame utilizando Unity

 

Construção de narrativas publicitárias para jogos

  • Compreender os fundamentos da comunicação e expressão em publicidade
  • Elaborar narrativas publicitárias lineares e não lineares para jogos
  • Criar conteúdo publicitário para advergames e in game advertisements
  • Elaborar um plano de comunicação para divulgação de um advergame

Projeto de Bloco: Design de Jogos FPS 3D (First Person Shooter)

  • Analisar, comparar e criticar diferentes jogos 3D FPS sob os principais aspectos da estética, linguagem e produção
  • Projetar jogos shooter 3D FPS utilizando prototipagem analógica
  • Discutir a questão ética, ambiental, racial, dos direitos humanos e do preconceito em jogos
  • Desenvolver um jogo 3D FPS
  • Documentar e justificar as escolhas realizadas no projeto

 

Fotografia e Cenografia para Jogos 3D FPS

  • Compreender as principais técnicas de cinematografia aplicáveis ao contexto de um jogo 3D FPS
  • Planejar cenários de um jogo, com objetos pré-produzidos.
  • Planejar a fotografia e a iluminação de cenas e cenários para jogos 3D FPS
  • Criar e dirigir personagens simples para jogos 3D FPS

 

Fundamentos do design de jogos 3D FPS

  • Compreender os fundamentos do design de jogos shooter 3D FPS
  • Utilizar o game engine Unreal
  • Criar um protótipo jogável de um jogo 3D FPS no Unreal Engine

 

Montagem de jogos 3D FPS

  • Executar a fotografia em jogos 3D FPS
  • Executar a cenografia em jogos 3D FPS
  • Dirigir personagens em jogos 3D FPS
  • Implementar o sound design em jogos

 

Desenvolvimento de jogos 3D FPS

  • Aplicar a teoria de balanceamento em jogos 3D FPS
  • Aplicar a teoria de level design em jogos 3D FPS
  • Refinar a mecânica em um jogo 3D FPS
  • Otimizar o desempenho de um jogo 3D FPS
  • Finalizar um jogo 3D FPS

Sobre a graduação

Graduação. Habilita para o exercício profissional como designer de jogos digitais e permite continuação dos estudos em Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado, e a participação em concursos públicos.

Autorizado pela Portaria 271 de 27/03/2015, publicada no diário oficial no dia 30/03/2015, para a modalidade a distância.

Efetivo desenvolvimento de jogos durante a graduação, com motores de jogos como Game Salad, Unreal Engine, Construct2, Game Maker, dentre outras ferramentas.

Para um bom desempenho nos softwares utilizados no curso, é necessário que você possua um computador com CPU Intel i5 ou superior, com pelo menos 8 gigabytes de memória e 500 gigabytes livres de espaço em disco. Uma placa de video 3D recente é recomendada.

Game Designer, Projetista de Jogos, Produtor de Jogos, Designer de Mecânica de Jogo, Designer de Fase (Level Designer), Designer de Ambientação, Redator.

única

Aula todos os dias

A única diferença é que você não precisa sair de casa: as aulas são interativas, com participação dos alunos por áudio e vídeo, todos os dias. É como uma graduação presencial, mas flexível.

Alta empregabilidade

O programa cobre os assuntos de maior demanda no mercado de games, relacionados a todas as fases de produção, e forma alunos prontos para trabalhar nos vários segmentos do setor.

Nota máxima pelo mec

A graduação em Jogos Digitais é avaliada com nota máxima pelo MEC, assim como a instituição como um todo também é avaliada com nota máxima para o ensino remoto.

DE RPG A FPS

A graduação cobre variados tipos de games, indo de jogos sérios e advergames até os FPSs, MMORPGs, Casuais e Adventures em geral.

Portfolio de Projetos

O aprendizado é construído ao redor de seis grandes projetos que o aluno desenvolve. Montando um portfolio de projetos práticos, você enfrenta desafios iguais aos do mercado de trabalho.

Networking para vida

Colegas de alto nível que proporcionam um networking relevante para toda a vida, potencializado pela comunidade online, recheada de ofertas de emprego e novidades da área.

UMA ESCOLA INTEIRA PARA VOCÊ

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

PORTFOLIO

No projeto de cada disciplina, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve o seu portfolio em Jogos Digitais. Em todas as disciplinas você aprende colocando a mão na massa e é avaliado pelo resultado de seu trabalho, do mesmo jeito que no mercado de trabalho.

Metodologia pbl

project based learning

Business people in meeting brainstorming and discussing post it notes stuck on glass wall at office

O aluno aprende desenvolvendo projetos. Ao invés de ensinarmos aos alunos um monte de teoria, e de vez em quando aplicar uma fração dela em exercícios, fazemos o oposto: oferecemos desafios cada vez mais difíceis para os alunos resolverem. As disciplinas de cada bloco trabalham os conceitos e ferramentas que os alunos precisam para superar cada desafio.

Cada bloco de seis meses possui um grande projeto, com desafios iguais aos que o aluno encontrará no mercado de trabalho, que substitui as provas tradicionais. Mais prática, menos teoria, desde o primeiro dia de aula. Durante a graduação, o aluno desenvolve projetos como um jogo adventure, um jogo casual de ação, um Massive Multiplayer Online RPG, um jogo educativo, um jogo mobile e um na plataforma Unreal.

MATRIZ CURRICULAR

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O ENSINO
REMOTO DO INSTITUTO INFNET

Aulas ao vivo
Não são videoaulas gravadas, são aulas de verdade todos os dias. Você interage em uma turma de verdade, com áudio e vídeo, igual a uma sala de aula presencial.

Flexibilidade
Todas as aulas são ao vivo, mas você pode assisti-las em outros horários se preferir. As aulas ficam gravadas e disponíveis para você.

Comunidade online
Você participa de uma comunidade online com seus colegas e também milhares de alunos e professores do Infnet, parecida com um Facebook. Você acessa para tirar dúvidas, encontrar oportunidades, fazer amizades e muito mais.

Foco em tecnologia
O Instituto Infnet ensina tecnologia há mais de 25 anos. Nossa expertise é a computação. Ministramos o primeiro curso de Java do Brasil, em 1997. Até hoje, já foram mais de 20 mil alunos formados. 

Aulas ao vivo
Não são videoaulas gravadas, são aulas de verdade todos os dias. Você interage em uma turma de verdade, com áudio e vídeo, igual a uma sala de aula presencial.

Flexibilidade
Todas as aulas são ao vivo, mas você pode assisti-las em outros horários se preferir. As aulas ficam gravadas e disponíveis para você.

Comunidade online
Você participa de uma comunidade online com seus colegas e também milhares de alunos e professores do Infnet, parecida com um Facebook. Você acessa para tirar dúvidas, encontrar oportunidades, fazer amizades e muito mais.

Foco em tecnologia
O Instituto Infnet ensina tecnologia há mais de 25 anos. Nossa expertise é a computação. Ministramos o primeiro curso de Java do Brasil, em 1997. Até hoje, já foram mais de 20 mil alunos formados. 

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.
Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

É trocar as tradicionais grades centradas em conteúdos por um método focado nas competências necessárias para o aluno exercer sua profissão. O curso passa a ser orientado para o desenvolvimento de cada uma dessas competências, usando para isso conteúdos e exercícios mais adequados, sejam textos, vídeos, debates, projetos, casos ou outros. 

No ensino por competências, o curso torna-se mais alinhado ao mercado de trabalho, ensinando o que os empregadores exigem. Além disso, para aprovar o aluno, busca verificar se ele é capaz de demonstrar as competências previstas, em vez de simplesmente fazer uma prova teórica.

Todas as aulas são com professores, e não com monitores. É igual a um curso presencial, apenas é realizado de forma remota. Você vai poder tirar dúvidas fazendo perguntas durante as aulas ou na comunidade de alunos.

Não, você pode assistir no horário que quiser. Mas é muito importante que você dedique tempo ao curso. Para não ficar para trás, você deve assistir todas as aulas, de preferência diariamente. Sempre que possível, assista ao vivo para poder interagir e tirar suas dúvidas com o professor.

De 15 a 20 horas por semana, considerando aulas, projetos e estudo individual. A graduação na modalidade Live exige tanta dedicação quanto uma graduação presencial, sendo apenas mais flexível e não mais fácil.

Conforme a legislação vigente, diplomas de graduação Live são iguais aos diplomas de graduações presenciais. A titulação é exatamente a mesma. A única diferença está no número da portaria do curso, que aparece no verso do diploma. Em todos os casos, no verso do diploma, há uma indicação da portaria do MEC de autorização e reconhecimento do curso. Os cursos presenciais ou a distância possuem portarias diferentes. Então, no verso do diploma do aluno do presencial, o número da portaria é um, enquanto que, no verso do diploma da modalidade a distância, o número da portaria é outro.

Sim, o programa de um curso de graduação é dinâmico e suas disciplinas, competências, estrutura e regras podem ser modificadas pela instituição. Há várias razões para um curso sofrer alterações: mudanças na tecnologia, mudanças no mercado, evolução das certificações, aprendizados da instituição, ajustes no modelo de ensino, demandas do corpo discente, feedback dos docentes e outras.

Em nossa comunidade online de alunos. Todos os dias, os alunos trocam ideias, conversam, fazem amizades, compartilham oportunidades de emprego, tiram dúvidas dos colegas e muito mais. É muito mais animado do que o corredor de uma faculdade e você vai terminar a graduação com um forte networking profissional.